Páginas

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Aplicativo que monitora Wikipedia foi criado em Natal

Um jovem de 18 anos, que vive em Natal, de nome Felipe desenvolveu uma ferramenta
que permite acompanhar alterações na Wikipedia em tempo real
    Felipe desenvolveu ferramenta que permite acompanhar alterações na Wikipedia em tempo real
             Imagine um programa de computador que monitora toda a rede de internet dos principais órgãos ligados ao Governo Federal. Para um leigo, provavelmente é algo que só pode partir de alguém com anos de experiência no assunto, ou ainda de outros governos que tenham interesse envolvidos. Contudo, para um jovem de 18 anos, que vive em Natal, não é a coisa mais difícil de se fazer.
             Pedro Felipe é o criador de um programa de computador que acompanha em tempo real todas as alterações de páginas da Wikipédia (enciclopédia colaborativa virtual) feitas pela rede de internet de órgãos como o Senado, Supremo Tribunal Federal, Câmara Federal, Serpro, Procuradoria-Geral da República, Dataprev, Petrobras, Banco Central, Banco do Brasil, Caixa e do Palácio do Planalto. E foi do endereço de trabalho da presidente Dilma Rousseff que foi feita a alteração mais polêmica registrada pelo ‘bot’ Brasil WikiEdits: artigos sobre os jornalistas Carlos Alberto Sardenberg, da Rádio CBN e da TV Globo, e Míriam Leitão, colunista do jornal O Globo, com o objetivo de criticá-los. 
           Para Pedro, o episódio mostra que ainda falta fiscalização no que se faz dentro do Governo. “Não fiz nada demais. São informações públicas, os próprios IPs (identidade digital que identifica a rede onde foram feitas as alterações) que o ‘bot’ monitora são públicos. Apenas consegui fazer com que as pessoas tenham acesso fácil a essas informações”, explicou ele.
Pedro trabalha como desenvolvedor web. Ele diz que desde cedo se interessou por programação para internet. “Comecei a mexer com isso aos 12 anos. Eu gosto. Não tenho interesse político nenhum com isso, mexo com programação porque tenho facilidade de trabalhar nessa área e só quero que exista mais transparência”, explica o programador.
      Pedro conta que teve a ideia de desenvolver o programa após ver  uma matéria de um jornal de São Paulo que fala sobre o assunto. “Pesquisei e descobri programas semelhantes na Inglaterra e nos Estados Unidos, que também fazem esse monitoramento. Como são ferramentas de código aberto (onde o programador pode realizar alterações), eu adaptei algumas coisas para que servisse também para órgãos públicos aqui no Brasil
fonte:http://tribunadonorte.com.br/noticia/aplicativo-que-monitora-wikipedia-foi-criado-em-
atal/290235?utm_campaign=noticia&utm_source=rel


Nenhum comentário:

Postar um comentário