Páginas

domingo, 2 de agosto de 2015

Viver Bem - A Importância das 6 Refeições Por Dia

   
    Devido a correria do dia-a-dia, falta de tempo, dificuldade de levar lanches de casa para o trabalho e muitas vezes a falta de opção de alimentos mais saudáveis, muitas pessoas continuam ainda fazendo apenas 3 refeições ao dia, aquelas básicas: café da manhã, almoço e janta. Muitas ainda nem café da manhã tomam, apena comem algo no meio da manhã. Mesmo que se fale muito nas entrevistas dadas por profissionais nutricionistas na televisão, jornais e revistas de que o mais correto é fracionar em 5 a 6 refeições ao dia, percebemos que esse é um hábito bastante difícil de muitas pessoas seguirem.


      Para se ter uma alimentação equilibrada e saudável é fundamental a realização de 5 a 6 refeições ao dia, contemplando café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, e dependendo da hora da janta e da hora de dormir, é importante a ceia. Mas claro que devemos ter cuidado com as quantidades. Ingerir 6 refeições muito calóricas não adianta nada. Devemos ter equilíbrio em cada uma delas.

     O fracionamento das refeições ajuda a diminuir o apetite para a próxima refeição, fazendo você ingerir em menor quantidade e conseqüentemente a diminuir o peso corporal. Também pode melhorar o perfil lipídico, auxiliar na melhora do comportamento cognitivo e do humor, principalmente se o cardápio do dia for aliado à atividade física.

Um exemplo básico de cardápio diário:

Café da manhã:

   sanduíche com geléia de fruta, ou margarina sem sal com frios magros, com 1 xícara de café com leite ou suco de fruta ou 1 iogurte.


Lanche da manhã:
 fruta ou 1 iogurte ou algumas biscoitos salgados.


Almoço: 1 a 2 tipos de carboidratos (por exemplo, arroz e batata cozida), feijão, 1 tipo de carne e salada (pelo menos uns 3 tipos).

Lanche da tarde: mesmas opções do lanche da manhã.

Jantar: mesmas opções do almoço, porém em menor quantidade ou sanduíche com café com leite, ou iogurte.

Ceia: fruta ou 1 iogurte com granola/linhaça, etc.

    Ou seja, uma alimentação equilibrada deve ser rica em frutas, vegetais e cereais, pobre em alimentos gordurosos, pobre em açúcar e rica em líquidos, principalmente água. Adquirindo uma alimentação como esta e ainda praticando exercícios físicos, você certamente terá muito mais saúde.

Fonte: Blog da Nutricionista Cláudia Lilian WittControle a quantidade e a qualidade das calorias ingeridas

Nenhum comentário:

Postar um comentário