Nos próximos dias 27 e 28 será realizado o 1º Congresso Estadual do Programa Justiça e Escola, projeto idealizado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), por meio do Núcleo de Ações e Projetos Socioambientais (Naps). A expectativa é que participem do evento 500 pessoas, entre educadores e autoridades da área de ensino de 19 municípios potiguares.
O congresso será aberto às 19h do dia 27, com uma conferência do professor Walter Pinheiro Barbosa Júnior, sobre o tema “Educação, Gestão Democrática e Valores Éticos na Escola”. A mesa será coordenada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Aderson Silvino. O evento, que será realizado no Teatro Vereador Paulo Barbosa, em Parnamirim, terá ainda a presença da especialista na implantação da metodologia “O Caráter Conta”, a educadora catarinense Susanna Bender, que implantou essa perspectiva educacional na cidade de Joinville em Santa Catarina.
A metodologia baseada na Sinceridade, Respeito, Responsabilidade, Senso de Justiça, Zelo e Cidadania, foi criada na Universidade da Virgínia, Estados Unidos, em 1993, pelo professor Michael Josephson, para disseminar a educação ética entre as crianças daquele país. No Brasil, a iniciativa começou pelos estados de Santa Catarina e Minas Gerais, sendo trazida pelo TJ potiguar para o Rio Grande do Norte em 2007, e desde então já capacitou mais de 4 mil professores e foi multiplicada para cerca de 500 mil alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário